Vídeo mostra assalto em túnel no Rio de Janeiro?

Imagens não são de um assalto real a dois carros no Rio de Janeiro. São gravações para uma série que decorreram em Salvador, estado brasileiro da Bahia.

Apurado pelo site Observador 🇵🇹

Fact Check. Vídeo mostra assalto em túnel rodoviário no Rio de Janeiro?

Imagens não são de um assalto real a dois carros no Rio de Janeiro. São gravações para uma série que decorreram em Salvador, estado brasileiro da Bahia.

Um vídeo publicado nas redes sociais está a ser apresentado como sendo de um assalto à mão armada perpetrado no Túnel Noel Rosa, no Rio de Janeiro: “Tudo CAC”, diz ironicamente a descrição colocada no Facebook, numa referência ao grupo de pessoas que, no Brasil, tem direito à posse de arma por serem “colecionadores, atiradores desportivos e caçadores”. E prossegue, ainda no mesmo tom: “Armas com registo. Carros sem blindagem, cidadãos de bem.”

Nas imagens, é possível ver um grupo de pessoas a entrar num túnel, forçando dois carros a pararem. Alguns dos indivíduos entram nos automóveis, naquilo que parece ser um ataque de car jacking, enquanto outros ficam no exterior. Entretanto, os carros voltam a mover-se e os indivíduos que ficaram na estrada correm atrás deles com as armas em punho.

Só que, na verdade, estas não são imagens de um assalto: são cenas de uma série que estava a ser gravada no Túnel Luís Eduardo Magalhães, em Salvador.

Isso mesmo está descrito numa publicação do Portal da Realidade, um canal que produz vídeos sobre “a realidade nua e crua” do Brasil. Num conteúdo colocado no Instagram a 13 de fevereiro, um dia antes da publicação aqui em análise, os produtores confirmaram que estiveram em “gravação no túnel da Luís Eduardo”. O trabalho foi “autorizada pelos órgãos competentes” — a Transalvador, responsável pela mobilidade nesta região brasileira; e a autarquia do estado da Bahia…

Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹