Vídeo de estudantes do ensino médio sofrendo bullying não do Quênia, mas do Zimbábue

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

EM RESUMO: Um vídeo e fotos que circulam nas mídias sociais mostram dois meninos do ensino médio sendo intimidados por colegas no Quênia. No entanto, o incidente ocorreu no Zimbábue, não no Quênia.

Mostra dois meninos vestindo blazers marrons com as gravatas amarradas juntas. Um dos meninos é forçado a dar um tapa no outro, antes que um dos valentões apareça para demonstrar como dar um tapa corretamente, inclinando a cabeça do menino para um lado e desferindo dois tapas fortes. 

O vídeo foi acompanhado por uma postagem que dizia: “Ei, @DCI_Kenya , o bullying nas escolas de ensino médio deve ser tratado como banditismo e terrorismo. Educação CS Ezekiel Machogu deve deixar claro sobre essa tortura psicológica aplicada aos alunos do primeiro ano por reprovações no ensino médio.

A conta @DCI_Kenya é o controle oficial da diretoria de investigações criminais (DCI), o departamento de polícia queniano que investiga crimes.

Ezekiel Machogu é o secretário de gabinete (CS) para a educação. Ao instar a polícia e a CS a agir, o tweet sugere que o incidente ocorreu em uma escola no Quênia…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦