Vídeo de 2017 de fraude em GPS de caminhão-pipa é usado como se fosse atual

Apurado pelo site UOL Confere

É de 2017 o vídeo em um que um policial explica um golpe aplicado com GPS em caminhões-pipa. “O cara vai, pega o GPS do veículo, coloca em um carro pequeno, não entrega a água e roda em toda a rota que o caminhão deveria estar fazendo entregando a água pra dizer que estava fazendo o serviço”, diz o agente. Publicações falsas nas redes sociais associam o vídeo ao governo Lula.

O UOL Confere aplica o selo distorcido a conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe. O pedido de checagem foi enviado por leitores do UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

No WhatsApp, o vídeo é acompanhado da seguinte mensagem: “Polícia descobre que a história é pior ainda do que desligar a transposição do São Francisco. Os GPS do caminhão pipa pagos com nosso dinheiro estão em carros. Eles fazem a rota fingindo entregar a água para acusar GPS a rota e o povo morrendo de sede com o caminhão pipa parado. Olha aí a turma do PT faz o L ASSIM É O PT”. Um post do Facebook de 31 de janeiro com a informação distorcida acumula 3.700 reações, 6.500 compartilhamentos e 32 comentários…

Veja a apuração completa no site UOL Confere