Vídeo com afirmação falsa de que não é possível identificar urnas durante auditoria volta a circular

Principal argumento em contestação do PL ao TSE já foi rebatido pelas autoridades eleitorais e por veículos de comunicação

Apurado pelo site Estadão Verifica

Voltou a viralizar um vídeo que desinforma sobre a possibilidade de auditoria dos votos registrados nas urnas eletrônicas. Um comentarista político diz que “o probleminha na quarta coluna do log” impediria “confirmar o resultado da eleição com a atividade do hardware”. Ele refere-se ao principal ponto de um questionamento feito pelo Partido Liberal, partido de Jair Bolsonaro, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na ocasião, o PL argumentou que um erro impossibilitou a leitura dos números de série das urnas modelo ue2020 ou anteriores, e que isso não permitiria a identificação das máquinas. Apesar disso, o Estadão Verifica mostrou que o número de série não é a única forma de identificação dos hardwares de votação.

Há pelo menos três conjuntos de dados que permitem identificar a urna que registrou os votos: o código de identificação; os dados de zona, local, município e seção; e o código de identificação de carga da urna. Assim, na ausência de um, os outros podem ser utilizados.

Além disso, não é o número de série que confere autenticidade à urna, e sim sua assinatura digital. Ela permite ao TSE saber se houve violação ou modificação do programa da Justiça Eleitoral que roda dentro das urnas…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica