Verificado: Zelensky paga milhões para afastar líder militar?

Apurado pelo site Observador 🇵🇹

Publicação nas redes sociais diz que Zelensky pagou a antigo chefe das Forças Armadas 53 milhões de dólares para que este fosse para Inglaterra e abdicasse de uma carreira política. É verdade?
Publicação nas redes sociais diz que Zelensky pagou a antigo chefe das Forças Armadas 53 milhões de dólares para que este fosse para Inglaterra e abdicasse de uma carreira política. É verdade?

Valery Zaluzhny, general ucraniano responsável por chefiar as Forças Armadas do país, foi ganhando grande popularidade na Ucrânia durante a guerra. As razões? Foi um dos principais responsáveis por suster a ofensiva russa em fevereiro de 2022 e por preparar a contraofensiva do outono daquele ano, que recuperou vários territórios ocupados pela Rússia. Contrariando as expectativas mais pessimistas, o nome de Valery Zaluzhny foi associado aos êxitos no campo de batalha.

No entanto, tudo mudou na primavera de 2023. Após o inverno daquele ano em que o conflito ficou praticamente estagnado em redor de Bakhmut, a Ucrânia tentou elaborar os planos para uma nova contraofensiva. Só que, desta vez, teve apenas sucessos marginais, não conseguindo recuperar grandes parcelas de territórios à Rússia. Isso criou um mal-estar entre a elite política e militar ucraniana — e Valery Zaluzhny escreveu um artigo para a revista The Economist em que admitia um “impasse” na linha da frente, um termo indesejado para a presidência ucraniana.

Desde esse momento, circulavam rumores sobre a saída de Valery Zaluzhny do cargo. Surgiram, ainda para mais, especulações de que podia enveredar pela vida política, fruto da sua popularidade, e fazer frente a Volodymyr Zelensky, algo que nunca veio a acontecer. Em fevereiro de 2024, o general sai do cargo e é substituído por Oleksandr Syrsky. Nas redes sociais, o Presidente ucraniano justificou a troca porque era necessária uma “renovação”, ainda que na publicação sublinhasse que queria continuar a contar com Valery Zaluzhny.

..

Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹