Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
Ao retornar ao Capitólio estadual em 2025, os legisladores republicanos de Wisconsin rapidamente aprovaram outra questão de referendo estadual para aparecer na cédula de votação para a eleição de abril do estado.
Este perguntará aos moradores se devem emendar a constituição estadual para incluir uma lei existente que exige uma identificação com foto para votar. Consagrá-la na constituição tornaria mais difícil para a Suprema Corte estadual declará-la inconstitucional, o que os republicanos temem por causa da atual maioria liberal da corte. Também seria mais difícil para os democratas revogá-la se eles ganharem o controle da Legislatura nos próximos anos.
O GOP afirma que a lei de identificação com foto aumentou a segurança nas urnas. Mas especialistas e defensores dizem que está dificultando o voto de certos grupos de pessoas, como os eleitores negros em Milwaukee.
Em um comunicado à imprensa criticando a tentativa de incluir a lei de identificação de eleitores na constituição, o grupo de defesa pública Common Cause Wisconsin expôs isso.
“Wisconsin torna mais difícil para seus cidadãos votar do que quase qualquer outro estado do país”, escreveu o grupo no comunicado…
Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸