Apurado pelo site E-Farças
É verdade que o musical Wicked iniciou com o número “No One Mourns the Wicked”, sobre a morte da rainha, no dia do falecimento da monarca do Reino Unido?
O vídeo é antigo, mas voltou a circular na segunda quinzena de novembro de 2024, impulsionado pela estreia do filme Wicked nos cinemas. Nele podemos ver um mestre de cerimônia no palco do musical homônimo lamentando a morte da rainha Elizabeth II, e avisando à plateia que o show irá acontecer normalmente a despeito da lastimável perda. O que tornou o vídeo viral foi a primeira canção da produção, “No One Mourns the Wicked“, que inicia com a estrofe: “Boas Notícias, Ela está Morta”.
Ainda, segundo o que se espalhou, o fato teria ocorrido no Reino Unido, lar da monarca.
Será que essa história é verdadeira ou falsa?
A história é verdadeira e aconteceu em setembro de 2022.
No dia 8 de setembro de 2022, a rainha do Reino Unido Elizabeth II faleceu, aos 96 anos, e sua predileção pelo mundo das artes lhe conferiu um sem número de homenagens e honrarias nas diversas peças teatrais e musicais que estavam em cartaz na ocasião.
Algumas produções, como o musical Hamilton, por exemplo, pausaram suas apresentações por algumas semanas no Reino Unido em forma de luto. Já outras peças, como o musical Wicked, continuaram lotando os teatros normalmente.
Assista ao resumo dessa checagem em vídeo:
O vídeo que se espalhou agora em novembro de 2024 é dessa ocasião e, embora esteja com cortes, representa o que de fato aconteceu: o mestre-de-cerimônias inicia a apresentação lamentando a morte da Sua Majestade e explica que, em consideração ao público e em homenagem à rainha – que era uma apreciadora das artes – o musical seria exibido normalmente.
A primeira canção, “No One Mourns the Wicked“, inicia com a frase “Boas Notícias, Ela está Morta”, em referência à morte da Bruxa Má do Oeste…
Veja a apuração completa no site E-Farças