Apurado pelo site Aos Fatos
Publicações nas redes têm utilizado fotos e vídeos descontextualizados para defender que os incêndios que atingiram o Havaí nas últimas semanas foram causados por armas a laser. As peças usam imagens de explosões de transformadores, fogo controlado e até do lançamento de um foguete para negar a relação do fogo com a emergência climática. Até o momento não se sabe qual foi a causa inicial do incêndio florestal, mas especialistas apontam que seca e ventos fortes ajudaram a alastrar o fogo.
As peças com a teoria da conspiração acumulavam ao menos 3.000 compartilhamentos no Instagram, centenas de compartilhamentos no Facebook e 15 mil visualizações no Telegram até a tarde desta quinta-feira (17). A desinformação também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).
Vídeos de supostas faixas de luz vindas do céu têm sido compartilhados nas redes como se mostrassem as causas dos incêndios que atingiram o Havaí nas últimas semanas, a fim de negar qualquer relação com a emergência climática. Segundo as publicações, as imagens seriam provas de que o fogo teria uma causa criminosa para tentar expulsar as pessoas de suas casas. As imagens, no entanto, são antigas e sem relação com os incêndios na ilha.
O vídeo que mostra uma faixa de luz verde (veja abaixo), por exemplo, foi gravado em fevereiro de 2021 na ilha de Kyushu, no Japão. O laser que aparece nas imagens, no entanto, é uma tecnologia chamada Lidar (sigla para “detecção de luz e alcance” em português) utilizada para observar vulcões…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos