Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
RESUMINDO: Vários usuários de mídia social afirmam que um grupo de homens foi preso em setembro de 2024 por fabricar medicamentos falsos em Lagos, Nigéria. Mas o incidente em questão ocorreu em 2018.
A postagem diz: “DROGAS FALSAS: Um homem Igbo, Emeka Madu, foi preso por fabricar medicamentos falsos contra malária em um prédio inacabado em Ikotun Lagos. Emeka e outros quatro homens Igbo foram presos no local onde estavam fabricando medicamentos falsos para vender aos nigerianos, matando milhares de nigerianos.”
Inclui um vídeo com tela dividida. A parte superior mostra uma imagem estática de um homem não identificado. Na parte inferior, há um vídeo com o logotipo e a marca do canal de notícias Channels TV , mostrando a polícia invadindo o suposto laboratório de drogas e prendendo o grupo.
O vídeo também mostra um dos homens sendo entrevistado pela polícia e jornalistas. Ele admite que produz um medicamento contra malária chamado “Domiquine”.
Medicamentos falsos são um grande desafio de saúde pública na Nigéria. Eles têm tido consequências terríveis, incluindo morte …
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦