Apurado pelo site Aos Fatos
Foi gerado por inteligência artificial um vídeo no qual o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declara apoio a Pablo Marçal, candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo. A imagem exibe evidências de alteração, como o movimento artificial dos lábios e da cabeça de Bolsonaro. Duas ferramentas de identificação de IA usadas pelo Aos Fatos detectaram que o vídeo foi manipulado.
Publicações com o conteúdo alterado acumulavam ao menos 90 mil visualizações no TikTok até a tarde desta quarta-feira (28). As postagens também circulam no X (ex-Twitter) e no Facebook.
Um vídeo gerado por inteligência artificial que mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarando apoio à candidatura do ex-coach Pablo Marçal (PRTB) à Prefeitura de São Paulo circula nas redes como se fosse real. O vídeo, no entanto, é uma manipulação.
Por meio de busca reversa e análise nas imagens, Aos Fatos identificou evidências de que o trecho usado para a criação da deepfake do ex-presidente foi retirado de um pronunciamento feito em 2020 sobre a crise do coronavírus (veja aqui).
Evidências observadas pela reportagem no vídeo também confirmam que o conteúdo foi manipulado por IA, como o movimento não natural dos lábios e da cabeça…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos