Verificado: Vídeo sobre reforma tributária com supostos aumentos do IPTU é antigo

Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴

Num vídeo publicado no Facebook no dia 20 de setembro, um homem afirma que “ a Reforma Tributária vai destruir todas as empresas onde for aprovada ” e que, graças a ela, todos os imóveis privados serão avaliados “ a um valor comercial ”, pelo que , supostamente, “ o imposto que você pagou de um milhão vai custar 5 ou 6 milhões ”. 

Até o momento, a filmagem acumulou 149 mil visualizações, 4.524 curtidas e 2.218 comentários. Em muitos deles, você vê usuários que acreditam que o projeto é atual e dão crédito ao seu suposto conteúdo:

Sobre o vídeo há um texto sobreposto que diz “ SOS Colômbia em Alerta Máximo. Se não lutarmos juntos, eles nos matarão separadamente .” Além disso, leva a sigla RAUC, nome de uma conta TikTok descrita como “Reservas Ativas e Unidas da Colômbia”.

Porém, não encontramos ali as imagens reenviadas para o Facebook e, em vez disso, procuramos as contas @reinelsuarez49 e @dsefair, que aparecem sobrepostas ao vídeo. Nenhum dos dois está ativo no momento, embora uma pesquisa no Google mostre que o vídeo existia em @dsefair.

O usuário do Facebook que reenviou a gravação, Jorge Humberto Arango Botero, acompanhou-a com o seguinte texto: “Gustavo Petro, o principal líder do terrorismo na Colômbia, quer destruir a saúde, a economia, o progresso e o bem-estar de Os colombianos, com suas reformas que são feitas para proteger bandidos, terroristas, pedófilos, guerrilheiros, líderes sociais, gestores de paz, linhas de frente, mais conhecidos como terroristas, que são seus exércitos privados” [sic] …

Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴