Apurado pelo site Aos Fatos
Não tem relação com a eleição deste ano para prefeito de São Paulo o vídeo em que o ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida pede votos para o candidato Guilherme Boulos (PSOL). A gravação difundida pelas peças de desinformação foi editada para fazer crer que ela é recente, mas o vídeo é de 2022, quando Almeida apoiou a candidatura de Boulos a deputado federal por São Paulo.
Publicações com o vídeo editado e retirado do contexto original acumulavam 3.000 compartilhamentos no X, além de milhares de visualizações no Kwai e no TikTok até a tarde desta sexta-feira (18).
Posts nas redes enganam ao fazer crer que Silvio Almeida gravou um vídeo pedindo votos para o candidato a prefeito de São Paulo, Guilherme Boulos, após a revelação, em setembro, de denúncias de assédio sexual contra o ex-ministro. Almeida foi demitido.
A filmagem, na realidade, é de 2022, quando Almeida apoiou a candidatura de Boulos a deputado federal por São Paulo.
Por meio de busca na imprensa e nas redes sociais de Almeida e de Boulos, Aos Fatos não encontrou entrevistas ou declarações públicas em que o ex-ministro prestasse apoio a qualquer candidato a prefeito de São Paulo nas eleições municipais deste ano.
O vídeo compartilhado pelas peças de desinformação sofreu diversas edições para parecer que o apoio de Almeida a Boulos é recente:..
Veja a apuração completa no site Aos Fatos