Apurado pelo site E-Farças
As imagens surgiram nas redes sociais na segunda semana de setembro de 2023, e mostram ruas com enxurradas de um líquido avermelhado e, segundo o que se espalhou juntamente com o vídeo, trata-se de um incidente ocorrido em Portugal após a explosão de um tanque em uma vinícola.
Será que essa história é verdadeira ou falsa?
O vídeo é real e foi filmado no dia 10 de setembro de 2023, na vila de São Lourenço do Bairro – na cidade de Anadia que fica a oeste de Portugal, onde dois tanques de vinho da destilaria Levira estouraram e espalharam cerca de 2,2 milhões de litros do vinho DOC ladeira abaixo.
Assista à checagem que fizemos em vídeo:
Preocupados em não contaminar o rio Cértime, bombeiros, operários da Levira e moradores trabalharam para mudar o percurso do rio de vinho para uma estação de tratamento.
Através da página de contato da empresa, encontramos o endereço da destilaria e, através do Google Maps, podemos conferir o local da origem da enxurrada:
A fábrica de vinhos publicou uma nota se responsabilizando por todos os danos causados e se colocou à disposição para os reparos necessários.
Acidente semelhante já ocorreu outras vezes em diferentes países, como esse ocorrido em setembro de 2020, quando um tanque de vinho explodiu na Espanha, derramando cerca de 50 mil litros da bebida pelos arredores:
..
Veja a apuração completa no site E-Farças