Verificado: Vídeo mostra cenas de tortura do regime de Maduro?

Apurado pelo site Observador 🇵🇹

São 40 segundos de vídeo que poderiam ser classificados como situações de repressão política (e mesmo tortura). Mas as imagens têm um contexto particular.
São 40 segundos de vídeo que poderiam ser classificados como situações de repressão política (e mesmo tortura). Mas as imagens têm um contexto particular.

A Venezuela atravessa um momento de particular tensão política e social. As últimas eleições presidenciais no país, realizadas a 28 de julho, garantiram, segundo as autoridades nacionais, a recondução de Nicolás Maduro. Mas os resultados estão a ser contestados, desde logo, pela oposição interna, mas também nas ruas do país. As manifestações que se seguiram às eleições já levaram a mais de 2.200 detidos e, pelo menos, 23 mortos.

Neste contexto, começaram a circular na última semana publicações com um excerto de um vídeo de cerca de 40 segundos que, alegadamente, traz a público “o horror da ditadura venezuelana”. As imagens mostram um grupo de cinco homens, todos em bicos de pés, amarrados pelas mãos a uma trave sobre as suas cabeças. Os homens estão de costas para a câmara e, de frente, pode ver-se que um outro homem, aparentemente armado, que lhes dirige algumas palavras.

“Bom, rapazes, sabem porque estão aqui?”, começa por perguntar, enquanto outras três pessoas assistem à cena junto à parede e à porta da sala. Sem respostas do grupo, o mesmo homem continua a falar para os prisioneiros: “Estão aqui por serem guarimberos [termo usado na Venezuela para identificar manifestantes anti-regime], por [serem] guerrilheiros, golpistas.” De seguida, assegura-lhes que, “se colaborarem, vai ficar tudo bem, tudo tranquilo” e que “não há necessidade de estarem tão amedrontados”…

Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹