Apurado pelo site Reuters
Usuários de mídia social têm compartilhado imagens de prédios em chamas, dizendo que mostram um ataque à embaixada da França no Níger durante distúrbios causados por um golpe. Mas o filme, na verdade, mostra um assalto a diferentes prédios – a sede do partido do presidente deposto – na capital do Níger três dias antes.
Multidões atacaram a embaixada francesa em Niamey no domingo, 30 de julho, como pode ser visto nesta cobertura da Reuters (ver fotos 4-8 em slideshow) .
Usuários de mídia social comentando sobre o ataque à embaixada postaram imagens telefônicas de multidões vasculhando os destroços enquanto chamas e fumaça subiam ao redor deles e .
Mas os prédios desse vídeo não correspondem às imagens da embaixada francesa, que é mais escura. Em vez disso, eles combinam imagens da sede do Partido para a Democracia e Socialismo do Níger, que foi atacado em 27 de julho.
Uma placa que diz “Bienvenue” com a imagem de um leão à sua direita pode ser vista no timestamp 0:33 do vídeo . Sinais idênticos e pilares correspondentes podem ser vistos em uma foto de 2020 da sede do partido no Getty Images …
Veja a apuração completa no site Reuters