Apurado pelo site Aos Fatos
Não foi gravado durante a posse de Donald Trump na última segunda-feira (20) o vídeo que mostra o presidente americano ao lado do empresário Pablo Marçal. Indícios presentes nas imagens apontam que o registro foi feito na Flórida no início deste ano durante a sessão de estreia de um documentário.
As peças enganosas acumulavam milhares de curtidas no Instagram e milhares de visualizações no TikTok até a tarde desta quarta-feira (22).
Um vídeo em que Pablo Marçal aparece ao lado de Donald Trump e pede que o americano “salve o Brasil” tem sido compartilhado nas redes como se tivesse sido gravado durante a posse presidencial da última segunda (20). Indícios presentes nas imagens apontam que o registro foi feito na Flórida, enquanto os eventos de posse ocorreram em Washington.
A arquitetura do local que aparece ao fundo da gravação é idêntica à do hall de entrada da mansão de Trump em Mar-a-Lago, na Flórida (veja comparação abaixo). A semelhança também foi apontada por outros veículos de imprensa (veja ).
Há indícios de que a filmagem foi feita por Marçal em 4 de janeiro deste ano, durante a sessão de estreia do documentário “The Eastman Dilemma” — que enfoca a atuação do advogado e ex-assessor de Trump, John Eastman —, realizada em Mar-a-Lago:
Trump, a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, e o senador americano Marco Rubio compareceram à sessão com outras autoridades, convidados e veículos de imprensa…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos