Verificado: Vídeo em que Kamala Harris chama jovens de ‘estúpidos’ foi tirado de contexto

Apurado pelo site Aos Fatos

Vídeo em que Kamala Harris se refere a jovens de 18 a 24 anos como “estúpidos” tem sido tirado de contexto por publicações enganosas nas redes. A fala da candidata democrata à Presidência dos Estados Unidos ocorreu em 2014, durante anúncio da criação de um programa para redução de reincidência criminal entre jovens. Um trecho de seu discurso foi mesclado com outro vídeo de evento de campanha para insinuar que a candidata mudou de opinião sobre a juventude de olho no voto dessa faixa do eleitorado.

Montagem que tira a fala de contexto somava centenas de curtidas e mais de 2.000 visualizações no Instagram até a manhã desta segunda-feira (23).

Publicações nas redes usam trecho de discurso de Kamala Harris em 2014 para insinuar que, antes de virar candidata, ela chamava jovens de estúpidos. No vídeo original, Harris estava anunciando a criação do programa “back to track” — ou “de volta ao eixo”, em tradução livre —, voltado para reinserção social de jovens infratores.

Nesse contexto, a vice-presidente estava falando sobre os diferentes tratamentos aplicados à população jovem nos Estados Unidos.

No trecho usado pelas peças desinformativas, Harris diz, sobre jovens de modo geral: “O que mais nós sabemos sobre essa população, de 18 a 24 anos? Eles são estúpidos. É por isso que os colocamos em dormitórios e eles têm um assistente social. Eles tomam decisões muito ruins!”…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos