Verificado: Vídeo de uma música ucraniana se torna viral quando a primeira mulher mártir indiana Kiran Shekhawat.

Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳

Um vídeo de uma mulher soldado ferida e um soldado tentando acordá-la viralizou nas redes sociais. Ao compartilhar o vídeo, usuários alegaram que ele mostra a primeira mulher soldado indiana, Kiran Shekhawat, que foi martirizada no conflito em curso entre a Índia e o Paquistão.

Link do Facebook | Link arquivado 

No entanto, ao investigarmos, descobrimos que a alegação era enganosa. O vídeo viral é da música ucraniana “Brothers”. Aqui está a checagem dos fatos.

s

Iniciamos nossa investigação realizando uma busca por palavras-chave relevantes para aprender sobre Kiran Shekhawat. Isso nos levou a um artigo sobre o Tenente Kiran Shekhawat, publicado em um site.

De acordo com o artigo, o tenente Kiran Shekhawat foi o primeiro oficial naval indiano a ser martirizado em serviço, em 24 de março de 2015, no acidente do Dornier da Marinha Indiana.

Encontramos uma reportagem publicada na NDTV em 26 de março de 2015 que dizia: “O Dornier da Marinha Indiana, que caiu durante uma missão noturna na terça-feira, custou a vida de uma oficial. O corpo da Tenente Kiran Shekhawat – a primeira oficial indiana a morrer em serviço – foi recuperado hoje.”..

Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳