Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳
As forças israelenses em Gaza mataram o líder do Hamas Yahya Sinwar em 17 de outubro de 2024. Ele foi o principal arquiteto do ataque do ano passado a Israel que desencadeou a guerra. O assassinato do líder do Hamas Yahya Sinwar foi um choque para as pessoas deslocadas em Gaza, que suportaram uma guerra devastadora por mais de um ano.
Depois disso, um vídeo que se tornou viral nas redes sociais mostra um homem uivando e chorando em choque, supostamente por causa da morte de Sinwar.
s-
Começamos a investigação com uma busca reversa de imagens no Google e os resultados nos levaram a um vídeo semelhante carregado no YouTube com uma legenda, “Ele perdeu 12 membros de sua família devido a ataques aéreos israelenses em #Gaza”. O vídeo foi carregado em 8 de outubro, antes da morte de Yahya Sinwar.
Usando essa dica, procuramos mais e encontramos uma postagem no Instagram do Roya News , um canal de notícias da Jordânia. Ele compartilhou o vídeo em 7 de outubro. A legenda da postagem dizia em árabe: “Este jovem perdeu 11 de seus irmãos martirizados e hoje ele está enterrando outro.”
Instagram |
A postagem atribuiu o vídeo a Hossam Shabbat. De acordo com as buscas, Hossam Shabbat é um jornalista da Al Jazeera que faz reportagens do Norte de Gaza. Ele também carregou este vídeo em 7 de outubro no Instagram com a legenda: “Este jovem perdeu 11 mártires de seus irmãos, e hoje ele se despede de outro irmão.”
Levando em conta todas essas evidências, fica claro que o vídeo não mostra a reação de um homem palestino à morte do chefe do Hamas, Yahya Sinwar…
Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳