Verificado: Vídeo de protesto na Faixa de Gaza foi gravado antes do início da guerra entre Israel e Hamas

Apurado pelo site Lupa

Circula na internet um vídeo de pessoas protestando enquanto sacodem bandeiras brancas. A legenda não diz qual a data da cena, mas afirma se tratar de uma “manifestação anti-Hamas na Faixa de Gaza”. A publicação dá a entender que a manifestação está relacionada ao atual conflito com Israel ao dizer que, no Ocidente, ocorrem atos de apoio a esse grupo. Falta contexto.

Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Um evento surpreendente ocorreu: uma manifestação anti-Hamas na Faixa de Gaza, algo até então inimaginável. Este acontecimento reflete uma inversão dramática de perspectivas, onde os próprios palestinos se posicionam contra o Hamas, enquanto, paradoxalmente, no Ocidente, há protestos em apoio a esse grupo terrorista”

O vídeo de fato mostra uma manifestação contra o Hamas em Gaza, mas não tem relação com o atual conflito entre o grupo e Israel. O autor da gravação original, Ahmad El Otla — @ahmad_elotla no TikTok —, esclareceu que o protesto mostrado na cena era contra bloqueios na Faixa de Gaza e aumento dos preços na região. “Não tem nada a ver com a guerra e não foi filmado durante a guerra”, escreveu, em post publicado na plataforma. Segundo ele, as imagens foram gravadas em julho, cerca de três meses antes do início do conflito — conforme mostra tradução feita pelo Euronews, canal europeu de notícias internacionais, que também desmentiu esse conteúdo…

Veja a apuração completa no site Lupa