Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴
Um vídeo compartilhado no Facebook afirma que o presidente, Gustavo Petro, e o atual governador de Magdalena, Carlos Caicedo , foram agredidos em um evento político “por mentirosos” e o acontecimento é apresentado como algo ocorrido recentemente.
Mas isto é questionável, porque embora o vídeo seja real, este acontecimento ocorreu no dia 2 de agosto de 2019, durante o lançamento da campanha de Caicedo para Governador. Lá também compareceu Petro, que na época exercia o cargo de senador.
A publicação no Facebook foi feita em 17 de setembro de 2023 pela página ‘ MEMES 100% ANTIPETRISTAS ‘, grupo ao qual Colombiacheck já verificou conteúdo desinformativo sobre um falso grupo armado conhecido como ‘Los Ultraderecha’ e um vídeo que deturpa uma decisão do Tribunal Constitucional ao dizer que Petro negou ao Centro Democrático dinheiro do Estatuto da Oposição .
Nesta ocasião, a desinformação, que já conta com 2.700 reações de usuários e 1.500 compartilhamentos, descreve o seguinte: “Eles levantaram os kks até os ossos, COLÔMBIA ACORDOU” (sic). A postagem inclui um vídeo de 40 segundos que mostra Petro no que parece ser um evento político, cercado por outras pessoas e membros da Força Pública. Porém, após alguns segundos de vídeo você pode ver como, das arquibancadas, eles começaram a atirar ovos nas pessoas no palco.
O vídeo também traz o seguinte texto na tela: “Gu3vo levanta Gustavo Petro e Caicedo em Ciénaga Magdalena. Para mentirosos. O que você acha” (sic)…
Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴