Verificado: Vídeo de pessoas atacando líderes do BJP é de Darjeeling, não de Manipur

Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳

O vídeo mostra um ataque ao líder do BJP, Dilip Ghosh, em Darjeeling, em 2017. Não tem relação com a violência em curso em Manipur.

Manipur foi abalada pela violência em massa após um conflito étnico entre as comunidades Meiti e Kuki do estado. Um vídeo perturbador de duas mulheres Kuki em Manipur sendo desfiladas nuas e agredidas sexualmente por uma grande multidão de homens provocou protestos generalizados em todo o país. Nesse contexto, a mídia social é inundada com tantos vídeos relacionados a Manipur. Um vídeo de uma multidão perseguindo e atacando um grupo de homens usando lenços cor de açafrão está em circulação com a alegação de que o incidente é de Manipur. Um usuário compartilhou o vídeo com a legenda “O povo de #Manipur reconheceu que o povo do resto do país em breve fará a mesma coisa, o pessoal do #BJP veio vestindo #Manipuri gamchha cor de açafrão para mostrar simpatia, as pessoas decolaram seus dhoti. #Manipur queimando”.

Fato Crescendo concluiu que a alegação feita ao longo do vídeo é enganosa; não é de Manipur nem relacionado à violência de Manipur.

Outro post foi intitulado “O povo de Manipur reconheceu o BJP & RSS Democracy que em breve outros países também farão o mesmo. #ManipurVideo #ManipurViolence #ManipurHorror #आदिवासी_विरोधी_ RSS_BJP

#Hindu #Muslim_Identity #DalitLivesMatter @newsbeak”..

Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳