Verificado: Vídeo de igreja em chamas na França é compartilhado com ligação à violência de Manipur

Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳

Vídeo mostra uma igreja em chamas na França e não tem relação com a violência em Manipur.

Manipur está testemunhando um conflito contínuo entre as comunidades tribais de Kukis e Meiteis, que resultou na morte de mais de 150 pessoas até agora. Neste contexto, um vídeo de uma igreja em chamas em um grande incêndio está se tornando viral nas redes sociais para afirmar que este incidente aconteceu recentemente em Manipur. A alegação também afirma que ‘extremistas pró-BJP’ incendiaram a igreja de São José de 300 anos como parte do protesto. A legenda da postagem afirma “Violência incendiária não está parando Extremistas pró-BJP destruíram mais de 300 anos da Igreja de São José iluminada Manipur está queimando há 73 dias e PM está vagando no exterior, nunca vi um PM tão sem vergonha e sem vergonha . #Violência de Manipur”

Nossa investigação começou com uma pesquisa de imagem reversa de quadros-chave do vídeo viral, o que nos levou a um relatório publicado pela mídia francesa chamado France 3 em 7 de julho de 2023. A imagem principal desta história correspondia aos visuais do vídeo viral. De acordo com o relatório, “a histórica igreja de enxaimel, L’église Notre-Dame-de Drosnay, em Marne, pegou fogo e desabou logo depois. Não se sabe a causa do incêndio”.

Em uma pesquisa mais aprofundada, encontramos uma reportagem do  Hindustan Times  de 8 de julho. O relatório continha o vídeo viral e afirmava que mostra uma igreja do século 16 em chamas no nordeste da França. 

Também encontramos outra reportagem da agência de notícias francesa BFM TV sobre esse incidente. Este mencionou que 41 bombeiros chegaram ao local para ajudar a apagar o fogo, e um comunicado oficial informou que 90% da superfície do telhado havia desabado. O prefeito Emmanuel Le Roy informou que a igreja foi listada como monumento histórico desde 1982 e é anterior a pelo menos o século 15 ou 16…

Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳