Verificado: Vídeo de food trucks cuja entrada foi negada na parte sul da Nigéria, não desde fevereiro de 2024

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMO: Um vídeo que mostra caminhões que transportam alimentos sendo impedidos de entrar na parte sul da Nigéria data de 2021. O incidente não ocorreu em fevereiro de 2024.

As postagens trazem um vídeo de caminhões alinhados na beira da estrada. Ao fundo, ouve-se um homem a dizer que os camiões estão a ser parados no estado do Níger, no sul do país.

Uma dessas postagens , datada de 17 de fevereiro de 2024, diz, em parte: “Os caminhões que transportam alimentos do Norte estão sendo parados e solicitados a voltar. A fome está se aproximando.”

Muitos nigerianos estão a lutar para colocar comida na mesa, à medida que os preços dos alimentos continuam a subir. A situação económica do país levou a protestos em alguns estados em Fevereiro. 

O presidente nigeriano, Bola Tinubu , e os governadores estaduais reuniram-se no dia 15 de Fevereiro para discutir a crise alimentar. O presidente também apelou ao pessoal de segurança para reprimir o acúmulo de alimentos, que foi identificado como uma causa dos elevados preços dos alimentos em algumas partes do país…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦