Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽
Um vídeo que mostra uma aluna caindo de uma grade em uma escola não tem relação com o caso de bullying contra Fátima no distrito de Iztapalapa, na Cidade do México. Na verdade, a gravação circula desde 2017 e corresponde a um evento diferente ocorrido em Guadalajara, Jalisco.
Uma publicação no X, que tem mais de um milhão de visualizações e compartilha o vídeo acima mencionado, afirma o seguinte: “Usuários de mídia social espalham o momento em que Fátima é jogada por sua colega de classe Naomi, que a intimidou devido ao seu amor por K-pop e cultura coreana na Escola Secundária Diurna 236 Iztapalapa CDMX (sic).”
No entanto, uma busca reversa no Google Lens usando os quadros do vídeo nos levou a postagens de mídia datadas de maio de 2017 , que contêm a mesma cena do vídeo viral.
Segundo relatos da mídia, uma menor pulou do segundo andar de uma escola secundária em Guadalajara, Jalisco, e uma pessoa tentou detê-la. Uma busca no Google com palavras-chave nos levou a mais vídeos sobre o caso que se referem a uma tentativa de suicídio, e a cena foi gravada em 27 de abril de 2017.
“Continuaremos a levar justiça e esperança a milhões de vítimas de atrocidades em todo o mundo”, acrescentou.
..
Veja a apuração completa no site Animal Politico 🇲🇽