Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳
Um vídeo de água jorrando das comportas de uma represa está se tornando viral nas redes sociais. Compartilhando o vídeo, os usuários estão alegando que este é o Projeto de Energia Hidrelétrica de Dumbur e que a Índia abriu suas comportas sem dar nenhum aviso, devido ao qual Bangladesh está sob severa inundação.
Link do Facebook | Link arquivado .
No entanto, conforme investigamos, descobrimos que a represa não é o Projeto de Energia Hidrelétrica de Dumbur, é a Represa Srisailam de Andhra Pradesh. Aqui está a checagem de fatos.
s
Começamos nossa investigação conduzindo uma busca por palavras-chave relevantes e, como resultado, encontramos um comunicado de imprensa do Ministério das Relações Exteriores da Índia, com o título “Situação de inundação em Bangladesh não é devido à liberação de águas da barragem indiana no Rio Gumti, Tripura”. O comunicado de imprensa dizia: “Temos visto preocupações sendo expressas em Bangladesh de que a atual situação de inundação em distritos nas fronteiras orientais de Bangladesh foi causada pela abertura da barragem de Dumbur a montante do Rio Gumti em Tripura. Isso não é factualmente correto.
Gostaríamos de ressaltar que as áreas de captação do rio Gumti, que atravessa a Índia e Bangladesh, testemunharam as chuvas mais fortes deste ano nos últimos dias.
A enchente em Bangladesh se deve principalmente às águas dessas grandes bacias hidrográficas a jusante da barragem.
A represa de Dumbur está localizada bem longe da fronteira – mais de 120 km a montante de Bangladesh. É uma represa de baixa altura (cerca de 30 m) que gera energia que alimenta uma rede e da qual Bangladesh também extrai 40 MW de energia de Tripura…
Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳