Verificado: Vídeo com tanques em avenida não foi gravado na fronteira com a Venezuela

Apurado pelo site UOL Confere

Um vídeo com tanques do Exército passando por uma avenida não foi gravado na fronteira do Brasil com a Venezuela, como sugerem posts nas redes sociais.

As imagens compartilhadas são de 2023 e ocorreram na cidade de Ponta Grossa, no Paraná.

Publicação mostra vídeo de tanques de guerra passando por uma avenida com os seguintes textos sobrepostos: “CRISE À VISTA? BRASIL COMEÇA A MOBILIZAR TROPAS RUMO A FRONTEIRA COM A VENEZUELA.”, na parte superior.

Abaixo do vídeo, pode-se ler “DITADURA: UM LULA MAIS “MADURO”” e a seguinte legenda: “Veja o que está acontecendo, seguido de emojis de sirene e bandeira do Brasil.”

Vídeo foi feito no Paraná, bem longe da fronteira com a Venezuela. As imagens do vídeo são de 2023, em Ponta Grossa, no Paraná, cidade distante a 4.867 km —por estrada e balsa (aqui)— da fronteira com a Venezuela, e circulam nas redes sociais desde setembro de 2023 (). É possível identificar diversos pontos comerciais durante a passagem dos carros do Exército, como este (aqui), localizado na avenida General Carlos Cavalcanti (aqui, ).

Fronteira tem, de fato, recebido reforços desde o ano passado. Em dezembro de 2023, o Exército aumentou o número de efetivos de 70 para 130, para patrulhamento na fronteira com a Venezuela, devido às tensões por conta do território de Essequibo, na Guiana (aqui). O Pelotão Especial de Fronteira de Pacaraima, em RR, ganhou o reforço de mais 60 militares e houve também envio de blindados para a região (). Em julho, o monitoramento na região foi intensificado às vésperas da eleição no país vizinho (aqui)…

Veja a apuração completa no site UOL Confere