Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
RESUMO: Um vídeo está sendo compartilhado nas redes sociais sul-africanas no início de 2024 com a alegação de que mostra o embaixador sul-africano em Israel discutindo com um soldado israelense. Mas o vídeo tem pelo menos dois anos, foi filmado antes da atual guerra na região, e o homem nele nunca foi embaixador.
O vídeo está sendo postado com referências à guerra Israel-Gaza que começou em outubro. Tornou-se viral depois que o governo da África do Sul fechou a sua embaixada em Israel – e a embaixada de Israel na África do Sul – e acusou Israel de genocídio .
No clipe de 35 segundos , um homem à paisana discute com um soldado. O seu diálogo é confuso e irado, mas inclui o civil que acusa o soldado de “assediar as pessoas por… colherem azeitonas” e o soldado que diz que “porta um passaporte diplomático”.
O vídeo foi amplamente divulgado com a mesma legenda : “’Por que vocês não deixam o povo colher azeitonas?’ – Embaixador da África do Sul em Israel.”
Muitas das legendas também incluem emojis para as bandeiras de Israel, Palestina e África do Sul, bem como hashtags relacionadas à guerra Israel-Gaza…
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦