Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳
O vídeo de duas mulheres Kuki desfilando nuas e sendo molestadas por um grupo de homens em Manipur gerou indignação generalizada em todo o país. A violência entre as etnias Kuki e Meitei no estado tem se manifestado de forma tão feia, deixando os cidadãos entorpecidos.
A Polícia de Manipur esclareceu que o incidente ocorreu em maio, e um FIR foi registrado, após o qual um dos acusados foi preso. No entanto, um dos sobreviventes vistos no vídeo apresentou sérias acusações à polícia de Manipur. Ao falar com o Indian Express , a sobrevivente alega que a polícia jogou ela e outras vítimas para a multidão raivosa.
Os internautas estão expressando indignação no Twitter usando #tags como #Manipur, #नरेंद्र_मोदी_इस्तीफा_दो, etc. Entre eles, alguns usuários estão compartilhando um vídeo no qual um grupo de pessoas pode ser visto queimando as bandeiras do BJP. Você pode ver um desses tweets abaixo:
Link arquivado
O tweet acima afirma que os Manipuris agora estão queimando as bandeiras do BJP como uma marca de protesto contra seu governo. Quando investigamos este vídeo, descobrimos que o vídeo não está relacionado ao problema atual de Manipur. Aqui está a verificação de fatos.
Usamos a ferramenta In-Vid We Verify para separar os quadros-chave do vídeo viral. As capturas de tela assim obtidas foram submetidas à pesquisa reversa de imagens no Google. Os resultados da pesquisa mostraram que o vídeo é antigo e não está relacionado à situação atual em Manipur. A conta oficial do Congresso Seva Dal twittou este vídeo no ano passado durante as eleições da assembléia em Manipur.
Assim, o vídeo não é recente, mas tem mais de um ano. O tweet postado em 30 de janeiro de 2022 diz: “Revolta no BJP Manipur depois que o BJP anuncia a lista de candidatos para as eleições da assembleia. [sic]” Procuramos mais notícias sobre o assunto. Encontramos muitos relatos da mídia corroborando o fato de que o vídeo realmente tem um ano. Os trabalhadores do BJP queimaram as bandeiras do partido e levantaram palavras de ordem contra a liderança depois de terem sido negados ingressos para disputar as eleições da assembléia de Manipur…