Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳
O vídeo viral mostra que uma loja da Louis Vuitton foi vandalizada em Portland, nos Estados Unidos, após os protestos pela morte de George Floyd em 2020.
Os tumultos começaram em Nanterre , um subúrbio da Paris francesa, depois que a polícia atirou em um garoto de 17 anos chamado Nahel durante uma parada de trânsito. Até 40.000 policiais e agentes de choque foram mobilizados em Paris para reprimir os protestos, pois mais de 700 manifestantes foram presos. As coisas parecem estar se acalmando na França, mas a mídia social ainda está inundada com vídeos que afirmam retratar os distúrbios.
O vídeo em circulação mostra um grupo de pessoas saqueando uma loja da Louis Vuitton. Invadir a loja e saqueá-la com a legenda “Vândalos saqueiam uma loja da Louis Vuitton em Paris, França.
Outro tweet com a legenda “Saques na Louis Vuitton #FranceRiots#France”
Nossa investigação começou com uma pesquisa reversa de imagens de quadros-chave do vídeo viral, o que nos levou à versão expandida do vídeo viral no canal A Closer Look no YouTube, que foi carregado em 31 de maio de 2020. De acordo com a descrição do vídeo “Seguindo o assassinato de George Floyd, tumultos se espalharam pela América e lojas de todos os tipos e tamanhos estão sendo saqueadas. Louis Vuitton, Gucci, Moncler, Walmart e Apple são apenas algumas das lojas que foram alvo até agora. Os protestos começaram originalmente na terça-feira, depois que George Floyd foi brutalmente morto diante das câmeras, mas desde então os protestos se transformaram em tumultos, brigas e saques…
Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳