Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳
O vídeo mostra um ataque devido a uma rivalidade política entre IUML e CPI (M) em 2016 em Kerala. Não é um ataque liderado por muçulmanos aos hindus e não há um ângulo comum
Um vídeo mostrando algumas pessoas jogando pedras em um prédio se tornou viral nas redes sociais. Aqueles que compartilharam o vídeo afirmam que ele mostra imagens recentes de homens muçulmanos jogando pedras em bangalôs hindus em Kerala e ameaçando-os de desocupar. A legenda do vídeo afirma: “Meninos muçulmanos jogando pedras em bangalôs hindus em Kerala, ameaçando-os de desocupar, assim como a situação da Caxemira acontecerá no futuro”.
postagem no Facebook
O vídeo foi amplamente compartilhado no Facebook
–
Uma pesquisa reversa de imagens no Google com os principais quadros do vídeo nos levou a um boletim de notícias carregado pelo canal Manorama News no YouTube em 15 de agosto de 2016. O vídeo foi carregado com a legenda “Mais de 50 casas atacadas em Nadapuram”. De acordo com este relatório, imagens virais mostram ativistas da Liga Muçulmana da União Indiana (IUML) atacando casas e escritórios de líderes do CPI (M) junto com o BJP e o Congresso em Nadapuram, Kerala. A agressão teria sido uma retaliação ao assassinato de um trabalhador da IUML supostamente por trabalhadores do CPI (M) em 13 de agosto de 2016, dois dias antes desse ataque.
De acordo com relatos, mais de 50 residências, em grande parte pertencentes a apoiadores do Congresso, BJP e CPM, foram alvejadas e atacadas em Nadapuram na época. Os atacantes disfarçaram seus rostos enquanto realizavam o ataque. A polícia coletou imagens de CCTV do ataque e acusou 50 pessoas em relação a ele…
Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳