Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳
O estado de Haryana testemunhou vários incidentes de violência comunitária esta semana. A violência que começou na região de Mewat depois se espalhou para outras regiões, resultando na perda de vidas e propriedades.
Quando esses relatos de violência surgiram, um vídeo foi compartilhado no Twitter mostrando uma multidão muçulmana agredindo brutalmente um homem indefeso em uma rua. O vídeo foi compartilhado no contexto da recente violência comunitária em Mewat.
No tweet abaixo, um colunista Gopal Goswami com um aviso está compartilhando o vídeo de que ‘se os hindus não acordarem após o incidente de Mewat, eles terão que sofrer o mesmo destino’.
Link arquivado
No entanto, quando investigamos o vídeo, descobrimos que o vídeo é de um antigo incidente de Bangladesh. Aqui está a verificação de fatos.
Fizemos uma pesquisa de imagem reversa do Google em algumas capturas de tela do vídeo. Pelos resultados, descobrimos que o vídeo é antigo. Encontramos uma verificação de fatos de Jansatta publicada em 2017 que desmentia a desinformação de que o vídeo era da Caxemira. O vídeo é de um assassinato à luz do dia ocorrido em Comilla, Bangladesh, em 1º de abril de 2017. A vítima vista no vídeo era um acusado de assassinato de 24 anos, Abu Sayeed. Alguns malfeitores do Gouripur Bazaar de Daudkandi upazila em Comilla o esfaquearam até a morte. O vídeo também foi compartilhado com uma narrativa falsa em 2019…
Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳