Verificado: Uma reportagem falsa nas cores da Rádio-Canadá para atacar o presidente da RDC

Apurado pelo site Radio Canada 🇨🇦

Seis meses antes das eleições presidenciais na República Democrática do Congo (RDC), um vídeo (Nova janela)que parece reportagem da Rádio-Canadá e faz duras críticas ao seu presidente Félix Tshisekedi já foi visto pelo menos 125 mil vezes nas redes sociais. No entanto, esta é uma montagem que nunca foi transmitida no ar.

O falso relatório apresenta a RDC como um país desiludido e atormentado pela corrupção . Afirma em particular que o Presidente Tshisekedi não fez nada de concreto desde que chegou ao poder em 2018.

O vídeo começa e termina com os créditos do Téléjournal  21h que não foi produzido pela Radio-Canada, mas por um youtuber chamado Frédéric Brandt. São dezenas de vídeos de créditos ou skins que ele mesmo criou para programas conhecidos em seu canal. Aquele de onde saiu a sequência utilizada no relatório falso sobre o (Nova janela)RDC foi online há sete anos.

Segundo nossas observações, a voz do narrador do vídeo parece ser gerada por inteligência artificial dada sua monotonia e seu tom robótico. Erros particulares de enunciação de certas palavras, como n’est , também são típicos de ferramentas de geração de voz.

Além disso, membros das equipes de produção de televisão da Radio-Canada confirmaram que a reportagem não atende a certos padrões gráficos e visuais da corporação Crown. Por exemplo, nunca há um logotipo no canto inferior direito, como visto no vídeo.

Este falso relatório está circulando porque a eleição presidencial na RDC está marcada para novembro. O professor e escritor Lomomba Emongo, que acompanha de perto a situação política congolesa, explica que muitas montagens de vídeo enganosas ou hiperpartidárias têm circulado na República Democrática do Congo e na diáspora congolesa ultimamente…

Veja a apuração completa no site Radio Canada 🇨🇦