Verificado: ‘Uma porcentagem maior de trabalhadores americanos está trabalhando hoje do que nunca.’

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

O presidente Joe Biden visitou recentemente Milwaukee para divulgar “Bidenomics” – as políticas econômicas que ele instituiu durante seus dois anos e meio no cargo, que ele diz terem produzido ganhos significativos de emprego. 

“Recuperamos todos os empregos perdidos durante a pandemia e adicionamos outros milhões”, disse Biden em 15 de agosto durante uma visita à Ingeteam Inc., uma produtora de eletrônicos que atende o setor de energia. “As pessoas estão saindo do campo e voltando ao local de trabalho. Lembre-se, por um tempo eles estavam dizendo: ‘Bem, Biden está apenas permitindo que as pessoas não trabalhem e sejam pagas.’ Adivinha só? Uma porcentagem maior de trabalhadores americanos está trabalhando hoje do que nunca.”

Biden está correto sobre os Estados Unidos terem superado o número de empregos pré-pandêmico durante seu mandato. Mas a afirmação de Biden de que “uma porcentagem maior de trabalhadores americanos está trabalhando hoje do que nunca” é mais obscura, porque não há uma única estatística que se correlacione com sua frase exata.

Quando analisamos várias estatísticas amplas que oferecem aproximações do que Biden estava afirmando, descobrimos que nenhuma delas está em níveis recordes. Uma estatística mais restrita – a porcentagem de mulheres empregadas com idade entre 25 e 54 anos – atingiu um recorde nos últimos meses…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸