Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
O teórico da conspiração Alex Jones usou um vídeo de 9 de maio de uma reunião em um vagão de trem entre três líderes europeus para alegar que eles haviam usado drogas e estavam tentando esconder o fato.
O vídeo mostrava o presidente francês Emmanuel Macron sentado à mesa com o chanceler alemão Friedrich Merz e o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer. Na mesa à frente deles, havia duas pastas azuis, dois copos e um pequeno objeto branco. Os três homens sorriram para os fotógrafos reunidos. Assim que os cliques do obturador começaram, Macron removeu o objeto branco amassado do tampo da mesa e o segurou em seu punho.
“ESCÂNDALO EM CRESCIMENTO: Macron, Starmer e Merz flagrados em vídeo retornando de Kiev. Um saco de pó branco sobre a mesa. Macron rapidamente o guarda no bolso, Merz esconde a colher”, disse Jones em uma publicação no X de 11 de maio. “Nenhuma explicação dada. (O presidente ucraniano Volodymyr) Zelensky, conhecido entusiasta de cocaína, tinha acabado de recebê-los. Os três ‘líderes’ pareciam completamente drogados.”
(Captura de tela do X)..
Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸