Verificado: Um vídeo antigo viralizou quando a casa dos agressores de Pahalgam foi explodida.

Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳

Após o ataque terrorista em Pahalgam, as casas dos dois homens, suspeitos de serem os autores do ataque, foram demolidas pelas forças de segurança. Segundo relatos , a casa do terrorista do Lashkar, Adil Hussain Thoker, foi explodida com IEDs, e a casa de Asif Sheikh em Tral foi demolida com uma escavadeira. Nesse contexto, um vídeo de uma casa em chamas em meio a um tiroteio viralizou nas redes sociais. Usuários que compartilharam o vídeo alegaram que o vídeo mostra a casa do terrorista Mohammed Asif sendo destruída pelo exército indiano após o ataque terrorista em Pahalgam. 

Link do Facebook | Link arquivado 

No entanto, ao investigarmos, descobrimos que a alegação era enganosa. O vídeo viral é antigo e não tem relação com o ataque terrorista de Pahalgam. Aqui está a checagem dos fatos.

Começamos nossa investigação capturando algumas capturas de tela do vídeo viral e realizando uma busca reversa de imagens. Isso nos levou a um canal do YouTube onde o vídeo viral foi publicado em 12 de maio de 2021. A descrição do vídeo diz: “Encontro de Vailoo Kokernag no qual 3 militantes foram mortos. O militante pode ser visto claramente no vídeo tentando escapar do local do encontro.”

Link arquivado

Vale ressaltar que Vailoo é uma vila no distrito de Anantnag, em Jammu e Caxemira. Está situada às margens do Brengi Nallah e é conhecida por sua associação com Kokernag, um importante destino turístico. Kokernag é famosa por sua nascente de água doce, considerada a maior da Caxemira, e pela beleza natural que a cerca…

Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳