Apurado pelo site Le Monde 🇫🇷
O sofrimento dos agricultores é frequentemente ilustrado por um número da Mutualité sociale agricole (MSA) de 2017. No entanto, isto é altamente debatido, em substância e forma.
Este é um número chocante, ostentado por líderes políticos de todos os matizes: um terço dos agricultores vive com menos de 300 ou 350 euros por mês. Foi mencionado em 24 de janeiro em Rungis (Val-de-Marne) em 2017. Problema: é derrotado pela maioria dos especialistas.
Esta estimativa provém da Mutualité sociale agricole (MSA), uma organização que calcula o montante das contribuições sociais pagas pelos agricultores com base nos seus rendimentos. Data de 2017 , e refere-se ao ano de 2016, mas continua a circular até hoje. A MSA, que admite a datação do número, já não “comunica” sobre ele, explica ao Le Monde .
Assim que foi publicado, o número impressionante foi amplamente divulgado pela mídia. Mas os especialistas na vida agrícola desafiam rapidamente esta apresentação simplista do rendimento agrícola, sobre a qual os especialistas estão a arrancar os cabelos. “É uma dor de cabeça horrível medir, calcular e comparar, principalmente com categorias salariais. Cada vez que dizemos que um agricultor ganha tanto, temos que colocar mil aspas ”, alerta Gilles Laferte, sociólogo rural do Instituto Nacional de Pesquisa Agropecuária e Meio Ambiente (INRAE).
Desde a sua publicação, a comunicação do MSA suscitou debate e críticas sobre a metodologia, forma e substância. “Estes 350 euros, devemos esquecê-los, foi um erro, uma comunicação falsa” , estima Nathalie Delame, economista agrícola do Inrae.
O MSA considera agricultor qualquer pessoa que possua pelo menos um hectare de terra agrícola útil. No entanto, este é um nível muito baixo: a superfície média das explorações agrícolas era, em 2020, de 69 hectares . Está abaixo dos limites utilizados pelo Ministério da Agricultura para definir um agricultor. No entanto, quanto menor for a superfície que consideramos, menor será o rendimento médio. Os lucros agrícolas (BA) calculados pelo MSA são de 21.500 euros, quando o resultado corrente antes de impostos (RCAI), um indicador europeu harmonizado mais centrado nas explorações médias ou grandes, é de 33.000 euros, calcularam investigadores do INRAE em 2021 …
Veja a apuração completa no site Le Monde 🇫🇷