Verificado: Um muçulmano foi detido transportando 25 crianças para tráfico humano?

Apurado pelo site E-Farças

As imagens começaram a ser compartilhadas nas redes sociais no final de setembro de 2023 e mostram policiais abordando um automóvel com várias crianças. De acordo com o texto que acompanha o vídeo, o motorista seria um muçulmano que estaria levando as 25 crianças para serem vendidas.

A polícia, ao prender o criminoso, teria atrapalhado o esquema envolvendo tráfico humano de órgãos e práticas sexuais com menores.

Em apenas uma das publicações feitas no Twitter, a postagem alcançou mais de 400 mil visualizações, mas será que isso é verdade?

O vídeo é real, mas não tem nenhuma relação com tráfico de crianças.

As imagens foram publicadas pela primeira vez no dia 28 de setembro de 2023, e mostram um caso ocorrido em uma cidade chamada Bukhara, no Uzbequistão. Segundo apurado pela polícia na ocasião, o veículo estava sendo conduzido por uma professora, que alegou estar levando seus alunos para suas respectivas casas, pois os pais tinham dificuldades em buscar os filhos na escola.

O carro, que tinha capacidade para apenas 4 passageiros, transportava 25 crianças no momento do flagrante, a professora foi acusada de condução perigosa e aguarda julgamento em liberdade.

Abaixo está uma versão com duração maior do vídeo publicado pelo Serviço Estatal de Segurança Rodoviária do Uzbequistão (YHXX), onde podemos ver que não há nenhuma referência ao tráfico de crianças:

No vídeo é explicado que, embora a motorista tenha dito que esta foi a primeira vez que ela cometeu a infração, os pais das crianças sabiam da ajuda que ela fazia para eles…

Veja a apuração completa no site E-Farças