Verificado: Um estudo belga não “provou” que as vacinas contra a covid causam “câncer turbo”

Apurado pelo site Newtral 🇪🇸

O autor que lidera o trabalho negou que estas sejam as conclusões da análise e afirma que não há evidências de relação causal entre as vacinas contra a covid e o cancro.

Postagens e vídeos estão circulando no Facebook, TikTok e X (anteriormente conhecido como Twitter) alegando que um estudo belga “prova” que as vacinas Covid causam algo chamado “câncer turbo”. “Câncer turbo é um novo termo na gíria médica para descrever cânceres que se desenvolvem após a vacinação contra a covid, são mais agressivos e se desenvolvem mais rapidamente”, diz um tweet. Mas estas afirmações são falsas . 

Como explica África González, professora de Imunologia do Centro de Investigação Biomédica (CINBIO) da Universidade de Vigo, a Newtral.es, o trabalho a que se referem não demonstra “de forma alguma” que as vacinas contra a covid possam causar cancro. E, embora exista o termo “câncer turbo”, ele costuma ser usado para tumores que afetam jovens e têm taxa de crescimento mais rápida. 

O próprio autor do estudo também negou as mensagens virais em declarações à rádio pública belga VRT . Na realidade, como já explicamos em ocasiões anteriores, não há provas de que as vacinas contra a Covid possam causar cancro…

Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸