Verificado: Trump não nomeou Bolsonaro como embaixador dos EUA no Brasil

Apurado pelo site UOL Confere

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, não nomeou Jair Bolsonaro como embaixador do país no Brasil, ao contrário do que afirmam postagens em circulação nas redes sociais.

Uma suposta nomeação de Bolsonaro ao cargo esbarra nas leis norte-americanas, que impedem um estrangeiro de exercer esta função.

“Donald Trump vai decretar Bolsonaro como Cidadão Americano e nomeá-lo como Embaixador dos EUA no Brasil, dando Imunidade Diplomática Total, Ampla e Irrestrita”, diz a mensagem da publicação.

A postagem traz uma imagem de Michelle Bolsonaro ao lado de uma cadeira vazia, na qual está estampada uma foto do seu marido, Jair Bolsonaro.

Legislação dos EUA impede nomeação de estrangeiros como embaixadores. As leis norte-americanas estabelecem critérios rígidos que devem ser obedecidos pelos pretendentes ao cargo. O primeiro deles é ser um cidadão dos EUA, o que não é o caso de Bolsonaro. Para reivindicar a cidadania (aqui), o ex-presidente teria que se submeter às normas da Lei de Imigração e Nacionalidade (aqui, em inglês).

Green card é condição obrigatória para quem deseja obter a cidadania americana. Entre os requisitos necessários para se tornar um cidadão americano, o interessado deve ser um residente permanente (ou seja, ter um green card) por um período mínimo de três anos (caso seja casado(a) com um cidadão norte-americano) ou cinco anos. Outras condições são demonstrar caráter moral, ter proficiência no inglês, ser aprovado em um teste sobre a história e o governo dos EUA e comprovar lealdade à Constituição local ()…

Veja a apuração completa no site UOL Confere