Verificado: Trump não disse que Bolsonaro é ‘corrupto’ e que está perto de ser preso

Apurado pelo site UOL Confere

O candidato republicano à Presidência dos EUA, Donald Trump, não chamou o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL) de corrupto, como afirmam posts que circulam pelas redes sociais.

Não há qualquer notícia sobre o assunto na imprensa profissional. Em comício, Trump criticou a adversária, a democrata Kamala Harris, discursou contra a imigração e oponentes, mas não mencionou Bolsonaro. O post original foi feito por um perfil humorístico no X (antigo Twitter) e compartilhado sem esse contexto satírico.

“Donald Trump ao ser perguntado sobre Bolsonaro em comício: ‘O que está prestes a ser preso no Brasil, nunca ouvi falar, não tenho envolvimento com corruptos’…”, diz a postagem, publicada nessa segunda-feira (4), mesma data dos últimos comícios de Trump.

Abaixo da mensagem, há uma foto de Bolsonaro ao lado de uma imagem de Trump.

Post foi publicado por perfil satírico. A publicação foi feita originalmente por um perfil humorístico no X (antigo Twitter) (aqui), que se descreve como “portal de notícias isento de verdade, memes, sátiras políticas humorísticas e notícias reescritas e compartilhadas”. O conteúdo foi compartilhado sem esse contexto, dando a entender que se tratava de uma informação verdadeira.

Não há menção sobre suposta fala de Trump na imprensa profissional. O UOL Confere fez buscas no Google por termos tanto em português (aqui) como em inglês (aqui), mas não encontrou qualquer notícia da imprensa profissional brasileira ou norte-americana sobre a suposta fala de Trump sobre Bolsonaro…

Veja a apuração completa no site UOL Confere