Verificado: Trump cogitou ação militar na Venezuela em 2017; declaração não é recente

Apurado pelo site UOL Confere

Declarações do presidente eleito dos EUA Donald Trump sobre uma possível operação militar na Venezuela feitas em 2017 circulam nas redes sociais como se fossem atuais. O republicano tomará posse em 20 de janeiro de 2025, não respondendo ainda pelas ações militares do país.

O conteúdo distorcido usa afirmações feitas em 11 de agosto de 2017, ainda no primeiro mandato de Trump, em um clube de golfe em Nova Jersey.

O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O que diz o post

Outro post traz apenas uma foto de Trump com os seguintes textos sobrepostos: “E aí, ditador? TRUMP NÃO DESCARTA OPERAÇÃO MILITAR NA VENEZUELA”, enquanto na legenda se lê: “Por isso o maduro já está borrando de medo”.

Declarações de Trump são de 2017 sobre crise entre países. O UOL Confere pesquisou no Google a fala sobre “Venezuela” e “bagunça” (aqui), além de “Trump Says He’s Considering Military Option in Venezuela” (Trump cogita ação militar na Venezuela, em tradução livre) (aqui), chegando a notícias antigas e ao vídeo original (aqui e abaixo, em inglês). No final de julho daquele ano, os EUA lançaram sanções contra Nicolás Maduro, congelando seus ativos no país, além de chamá-lo de ditador (aqui, , em inglês), um dia após a eleição da Assembleia Constituinte convocada por ele (aqui)…

Veja a apuração completa no site UOL Confere