Verificado: Trocam áudio por vídeo de ‘Petro fora’ em El Campín para negar que houve arengas contra o presidente

Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴

No dia 26 de novembro, um vídeo viralizou nas redes sociais em que se ouvia pessoas saindo do Millonarios vs. Deportivo Independiente Medellín (DIM) , no Estádio El Campín, em Bogotá, supostamente gritando “Fora Petro!”, em repúdio ao Presidente da República, como já havia acontecido no dia 16 de novembro no jogo Colômbia vs. Brasil no Metropolitano de Barranquilla e em outros jogos de datas mais recentes.

A gravação foi compartilhada por opositores do atual governo como a senadora do Centro Democrático María Fernanda Cabal em sua conta X (antigo Twitter), com a mensagem: “Esta é a verdadeira pesquisa que indica o alto índice de rejeição que o Petro provoca. . A vistoria CNC é contratada pela Casa de Nariño e serve para alimentar o ego de Gustavo.” Além disso, através de meios de comunicação como a revista Semana , embora a nota não apareça mais em seu site, e Pulzo .

Porém, vários usuários Petrista na mesma rede social ( 1 , 2 , 3 , 4 , 5 ) publicaram o mesmo vídeo, mas garantindo que era falso que gritassem “Fora Petro” ou que o áudio fosse manipulado, como já aconteceu com aquele em que aparecia a vice-presidente, Francia Márquez, supostamente apoiando estas arengas no Pascual Guerrero de Cali . Várias dessas respostas foram republicadas pelo presidente nacional.

O usuário THE CROWN (@ixantel) publicou dois vídeos com áudios diferentes, um em que se ouve “Fuera Petro” e outro com áudio diferente, e escreveu: “Ontem a falsidade de seu Fuera Petro ficou evidente nesta rede em um estádio , hoje, acontece de novo, você julga, saiu, saiu com petro, certo, o original” (sic)…

Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴