Verificado: A alegação de manifestantes de Bangladesh que incendiaram a casa do jogador de críquete Liton Das é enganosa

Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳

Depois que a situação em Bangladesh piorou, a PM Sheikh Hasina renunciou ao cargo e fugiu do país. Em meio à agitação atual, a imagem de uma casa incendiada com espectadores observando está se tornando viral nas redes sociais. 

Os usuários afirmam que esta casa pertence a Liton Das, jogador de críquete de Bangladesh. A afirmação ganhou atenção à medida que os usuários enfatizavam as questões de segurança dos hindus que residiam em Bangladesh. 

No entanto, a Fact Crescendo considerou a afirmação enganosa. A casa em chamas não é a residência de Liton Das, mas de um ex-jogador de críquete de Bangladesh que se tornou político, Mashrafe Mortaza.

Qual é a afirmação: 

Compartilhando a imagem, um usuário de mídia social escreveu: “ A casa de Liton Das foi incendiada por islâmicos. Esta é a condição de uma elite hindu de Bangladesh. Imagine a condição dos hindus comuns. ”

Facebook | Arquivo

s- 

Uma pesquisa reversa de imagens do Google nos levou à mesma imagem publicada no site Firstpost em 6 de agosto de 2024. De acordo com o relatório, manifestantes em Bangladesh incendiaram a casa de Mashrafe Mortaza. Mortaza, um ex-jogador de críquete que se tornou político e membro do Parlamento pelo distrito eleitoral de Narail-2 do país. Após a renúncia e o êxodo da PM Sheikh Hasina do país, os manifestantes atacaram a casa de Mortaza e incendiaram-na…

Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳