Apurado pelo site Le Monde 🇫🇷
Na França, os acidentes continuam raros, mas muitas vezes se devem à falta de antecipação, ou mesmo de vigilância, diante da chegada de uma tempestade.
A cada ano, mais de 450.000 raios no solo são detectados na França continental pela Météo-France , que registrou uma média de 260 dias de tempestade por ano desde 2000. Na terça-feira, 11 de julho, a Météo France colocou vários departamentos do leste da França em vermelho vigilância para tempestades violentas.
Enquanto cerca de dez pessoas morrem de raios todos os anos na França, analisamos as regras a serem seguidas em caso de tempestade, mas também algumas ideias recebidas.
Falso
As tempestades não são repentinas e imprevisíveis. “Nove em cada dez tempestades são perfeitamente previsíveis, especialmente em termos de sua evolução em uma hora” , garante Stéphane Schmitt, especialista da Météorage. Em fevereiro de 2022, com o meteorologista Michaël Kreitz, publicou na revista La Météorologie uma análise dos acidentes humanos causados por raios em dez anos na Europa: no total, 215 descargas atmosféricas causaram 83 mortes e 971 feridos em vinte países.
“Com base no estado de vigilância dos cinquenta e seis casos na França, graças ao acesso aos arquivos, não foi identificado nenhum caso de falta de vigilância (nível “verde”) que pudesse ter induzido em erro as vítimas sobre a total ausência de informações meteorológicas. perigo” , escrevem os autores. Eles também observam que a maioria dos acidentes ocorre durante tempestades moderadas, e não durante “episódios marcantes ou situações graves. O que nos lembra que “qualquer tempestade é inerentemente perigosa”…