Verificado: Tedros Ghebreyesus, da OMS, foi vacinado contra a Covid-19. Ignorar vídeo antigo compartilhado com reivindicação diferente

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMO: Um videoclipe afirmando que o chefe da Organização Mundial da Saúde, Tedros Ghebreyesus, não recebeu a vacina Covid-19 ressurgiu nas redes sociais. Mas Ghebreyesus confirmou inúmeras vezes que recebeu a vacina. O vídeo circulante é retirado do contexto.

O vídeo se tornou popular inicialmente nas redes sociais em agosto de 2022 . A mesma afirmação foi desmentida pelas organizações de verificação de factos FullFact e AP news em 2022, e novamente pela Health Feedback em julho de 2023. 

Apesar disso, o vídeo ressurgiu em setembro de 2023, como neste post onde foi visto mais de 400 mil vezes em apenas alguns dias. O vídeo tem a legenda: “O cara encarregado de dizer a todo mundo para conseguir reforços agora, nem sequer dá a primeira chance”. 

O posto também recebeu atenção na África do Sul de Beverley Schäfer , vice-presidente do parlamento provincial de Western Cape. Ela publicou novamente, dizendo que Tedros estava tentando “inventar uma história sobre a África sobre por que ele não tomou a [vacina]”. 

Mas qual é a verdade por trás deste videoclipe?..

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦