Verificado: STF torna réu núcleo acusado de espalhar fake news da eleição: quem já foi julgado e o que acontece agora

Apurado pelo site Correio Braziliense

Com decisão, sobe para 21 total de réus por tentativa de golpe de Estado.
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça (6/5) por unanimidade tornar réus mais 7 acusados de organizar e implementar uma tentativa de golpe de Estado para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder.

Com militares do Exército, um policial militar e um engenheiro, o grupo compõe o que a denúncia da Procuradoria Geral da República chamou de “núcleo da desinformação”, que seria responsável por propagar notícias falsas sobre o processo eleitoral e realizar ataques virtuais a instituições e autoridades.

Com a decisão, sobe para 21 o número de réus no STF sob acusação de tentativa de golpe de Estado.

No total, 34 pessoas foram denunciadas pela PGR em fevereiro, incluindo o próprio Bolsonaro, que se tornou réu em março.

A PGR dividiu os denunciados em cinco núcleos, e o STF já havia aceito a abertura do processo contra dois deles: o núcleo crucial, de onde teriam partido as principais decisões e ações, e o núcleo 2, que faria o “gerenciamento das ações” ordenadas pelo núcleo crucial.

A estratégia da PGR de fatiar a denúncia gerou críticas da defesa dos acusados, mas o Supremo validou a opção, sob o argumento de que “cada núcleo tinha peculiaridades diversas”, conforme disse Moraes…

Veja a apuração completa no site Correio Braziliense