Verificado: Sim, o presidente do Quênia está certo de que salários e vencimentos ocupam 46% da receita, mas cometeu um erro estatístico comum

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

A alegação de Ruto de que o governo gasta 46% da receita em salários e vencimentos parece correta com base nos dados mais recentes disponíveis da comissão de salários do Quênia, embora tenhamos encontrado algumas discrepâncias nos números da agência nacional de estatísticas. 

Falando em uma função do estado em 4 de julho de 2023 (no timestamp 2:50 neste vídeo ), o presidente do Quênia, William Ruto , disse que salários e vencimentos agora representam quase metade da receita do país. 

Ele pediu um “equilíbrio” entre o valor usado para pagar funcionários do governo e o usado em projetos de desenvolvimento e maior produtividade.

No passado, o Quênia usou dinheiro emprestado para pagar salários. Mas Ruto, que assumiu o cargo em setembro de 2022, prometeu não contrair empréstimos para salários ou outras despesas recorrentes.

O presidente disse : “No momento, estamos gastando cerca de 46% de nossa receita com salários e ordenados. A lei e as melhores práticas exigem que gastemos 35%. Então, estamos 11% acima do que é recomendado como melhor prática e estipulado nas leis do Quênia.”..

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦