Apurado pelo site Snopes
Em 4 de janeiro de 2025, o presidente dos EUA, Joe Biden, concedeu a Medalha Presidencial da Liberdade — a maior honraria civil do país — a 19 pessoas, incluindo Hillary Clinton, Michael J. Fox, Bono e Jane Goodall. Várias postagens online notaram que a icônica cantora country, Dolly Parton, nunca havia recebido a medalha — e também a havia recusado várias vezes.
Um usuário do Threads observou em janeiro de 2025: “Hoje descobri que Dolly Parton recebeu a Medalha Presidencial três vezes e recusou todas as vezes”. Uma postagem popular do X de 2023 destacou a suposta recusa da medalha por Parton tanto do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, quanto de Biden.
(Usuário X @thetolerantweft)
Parton de fato recusou a medalha de Trump e Biden um total de três vezes, de acordo com sua própria admissão. Em uma entrevista, ela revelou que não conseguiu aceitar por uma série de razões. As administrações Trump e Biden não comentaram a história de Parton.
Em fevereiro de 2021, Parton apareceu no “Today” da NBC para discutir um anúncio do Super Bowl do qual ela participou. A apresentadora Jenna Bush Hager perguntou : “Lemos que o maior erro do presidente Obama foi não lhe dar a Medalha da Liberdade, e ele disse que ligaria para seu amigo Joe [Biden]. Bem, você ouviu falar de Joe?” Parton respondeu:
Segundo as próprias palavras de Parton, o governo Trump ofereceu a ela a Medalha da Liberdade duas vezes, e o governo Biden entrou em contato com ela uma vez, o que a levou a recusá-la três vezes…
Veja a apuração completa no site Snopes