Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Em 2024, o investimento direto real representou 16% do gasto primário , mas o valor manifestado para 2025 pelo candidato legislativo do PRO corresponde ao orçamento aprovado para este ano, que poderá ser modificado, subexecutado ou remanejado pelo Poder Executivo.
Segundo dados oficiais da Prefeitura de Buenos Aires, em 2024, o investimento direto real representou 16% do gasto primário, em linha com a média da última década (16,9%).
Entretanto, o valor apontado para 2025 pelo candidato legislativo do PRO corresponde ao orçamento aprovado para este ano, que pode ser modificado, subexecutado ou remanejado pelo Poder Executivo.
Para avaliar se o investimento da Cidade de Buenos Aires representará 19% do total de gastos, teremos que esperar até o encerramento do ano orçamentário deste ano.
Silvia Lospennato, deputada nacional e candidata a deputada de Buenos Aires pelo partido PRO nas eleições de 18 de maio, declarou em entrevista ao Infobae que “o investimento, que historicamente era de 16% na cidade, agora está em 19%”.
Isso é feito às pressas . Enquanto o investimento nos últimos anos foi em média de 16%, os 19% mencionados pelo candidato correspondem ao orçamento para 2025, cujos recursos podem ser subutilizados ou realocados pelo governo de Buenos Aires.
Segundo o método Chequeado , considera-se precipitada a sentença nos casos em que “a afirmação poderia ser verdadeira, mas é fruto de uma projeção e não de um fato objetivo da realidade”…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷